Vestibular de Medicina

A Prova

Para o candidato que optar em realizar a Prova UNISC, o processo seletivo é constituído por uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação e por 45 questões objetivas, distribuídas nas seguintes áreas de conhecimento:

I – Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (5 questões), Literatura (3 questões), Língua Inglesa (3 questões), Língua Espanhola (3 questões) e questão integradora da área (1 questão);

II – Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia (4 questões), Física (4 questões), Química (4 questões) e questão integradora da área (1 questão);

III – Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: História (4 questões), Geografia (4 questões), Filosofia (2 questões), Sociologia (2 questões) e questão integradora da área (1 questão); e

IV – Área de Matemática e suas Tecnologias: Matemática (4 questões).

A prova é realizada no dia 04 de dezembro de 2021, com início às 14h30min e término às 18h30min, sendo aplicada somente no campus de Santa Cruz do Sul.

A relação dos candidatos/sala estará disponível dia 02 de dezembro de 2021, a partir das 14h, no site da Unisc.

- O acesso às salas de prova é liberado às 13h45min e fechado, pontualmente, às 14h30min.

- Não é permitido entregar a prova antes de transcorridos 30 minutos de seu início.

- Para que o candidato possa ingressar na sala de prova deve portar documento de identidade oficial e original e que atenda às seguintes determinações:

  • conter fotografia que permita a clara identificação do portador;
  • estar em bom estado de conservação;
  • estar dentro do prazo de validade, se for o caso; e
  • ter sido expedido por Secretaria Estadual de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal, ou por outro órgão legalmente autorizado a emitir documento de identificação.

- São considerados, para fins de identificação, os seguintes documentos:

  • Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados, pelas Forças Armadas ou por Polícias Militares;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho; e
  • Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal ou por controladores do exercício profissional, desde que contenham fotografia e número do documento de identificação que lhe deu origem.

- Não é aceito, em hipótese alguma, o Boletim de Ocorrências – BO como documento de identificação, ficando o candidato impossibilitado de realizar o processo seletivo.


Conteúdo programático


ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Critérios de Avaliação – Redação

1 - ASPECTOS FORMAIS – adequação no uso de recursos linguísticos (30% da nota)

  1. Pontuação
  2. Concordância verbal e nominal
  3. Estrutura do período
  4. Acentuação e crase
  5. Regência
  6. Colocação pronominal

30% da nota – coeficiente de redução de nota neste quesito

0,5: até 4 inadequações

1,0: até 9  inadequações

1,5: até 13  inadequações

2,0: até 15  inadequações

2,5: até 18  inadequações

3,0: mais de 18 inadequações

 

2- ASPECTOS ESTRUTURAIS DO GÊNERO ARGUMENTATIVO

I-Macroestrutura do texto – 30 % da nota

  1. Estruturação em parágrafos (introdução deve deixar clara a abordagem do tema e o desenvolvimento espelhar o caminho proposto na introdução) - 30% da nota

 

II- Estrutura interna – 40% da nota

  • Na introdução
  1. a) Definição do tópico (parágrafo/discursivo)
  2. b) Delimitação do assunto/tema
  3. c) Apresentação do(s) objetivo(s) que devem orientar a produção escrita
  • No desenvolvimento
  1. a) Progressão de ideias – coesão e coerência
  2. b) Construção de argumentos alinhados ao tema gerador
  3. c) Adequação de linguagem e escolhas vocabulares; domínio da modalidade escrita (evitando marcas da oralidade e da informalidade)
  • Na conclusão – retomada da temática, com fechamento conclusivo, avaliativo ou problematizador.

 

 

Classificação

A classificação para o preenchimento das vagas é feita pela ordem decrescente da média aritmética ponderada, alcançada pelos candidatos, até preencher o número de vagas estipulado.
Para o candidato que optar pelo aproveitamento dos resultados do ENEM, a mesma é convertida para uma escala de zero a dez, através da divisão da média simples da prova objetiva de cada área do conhecimento por 100.
Para fins de desempate, no preenchimento das últimas vagas, tem prioridade o candidato:
I com maior média aritmética;
II – com maior média harmônica (desde que não tenha zerado em nenhuma área de conhecimento);
III com maior idade.

São adotados pesos para as áreas do conhecimento, conforme tabela a seguir:

Nº de questões por área 15 13 13 4 45
Curso Redação Áreas de conhecimento
Linguagem, Códigos e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Total
Medicina 3 2 3 1 1 10

Resultado

O gabarito oficial é divulgado no site www.unisc.br às 19h do dia de realização da prova, quando também é disponibilizado o caderno de prova. Recursos em relação às questões objetivas devem ser encaminhados à COPPESE, no período das 19h às 22h do dia de realização da prova.

A lista dos classificados é disponibilizada, no site www.unisc.br e para os meios de comunicação, a partir das 15h do dia 08 de dezembro de 2021.

O Boletim de Desempenho dos candidatos é disponibilizado no site www.unisc.br, no mesmo dia e horário da divulgação da lista dos classificados.



Matrícula

Com a divulgação dos classificados ocorre a convocação para estes comparecerem no Anfiteatro do Bloco 18, localizado no campus de Santa Cruz do Sul, referente aos primeiros 200 candidatos classificados em ordem decrescente.

A matrícula é exclusivamente presencial e ocorre nos dias e horários constantes na lista de classificados do Art. 29, implicando o não comparecimento desistência e perda da vaga em favor do classificado seguinte.

Os documentos necessários para matrícula são divulgados no site www.unisc.br, com a lista dos convocados.

O candidato convocado que não comparecer no dia da matrícula, com toda a documentação solicitada, perde sua vaga em favor do classificado seguinte.

O pagamento da parcela da matrícula é condição para confirmá-la.