Vestibular

A Prova

A prova ocorre nas seguintes datas:

  • 05/07/2022 - 19h
  • 16/07/2022 - 14h30min
  • 26/07/2022 - 19h
  • 09/08/2022 - 19h
  • 17/08/2022 - 19h

A relação dos candidatos com o número da sala é disponibilizada no site www.unisc.br, às 14h do dia anterior à data da prova.

Não é permitido entregar a prova antes de transcorridos 30 minutos de seu início.

Para que o candidato possa ingressar na sala de prova deve portar documento de identidade oficial e original e que atenda às seguintes determinações:

  • conter fotografia que permita a clara identificação do portador;
  • estar em bom estado de conservação;
  • estar dentro do prazo de validade, se for o caso; e
  • ter sido expedido por Secretaria Estadual de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal, ou por outro órgão legalmente autorizado a emitir documento de identificação, inclusive no meio digital, desde que passível de verificação no ato, acessado pelo aplicativo oficial, vedado o print da tela.

São considerados, para fins de identificação, os seguintes documentos:

  • Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados, pelas Forças Armadas ou por Polícias Militares;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho, exceto a Carteira de Trabalho no formato digital; e
  • Carteira Profissional expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal reguladores do exercício profissional, desde que contenham fotografia e número do documento de identificação que lhe deu origem.

- Não é aceito cópia impressa ou digital, mesmo que autenticada, de documento de identificação que não esteja listado no Edital, nem o Boletim de Ocorrência - BO como substitutivos do documento de identificação, ficando o candidato, nesse caso, impossibilitado de realizar o processo seletivo.

- O candidato reconhece que a UNISC realiza o tratamento dos seus dados pessoais, em observância à legislação em vigor, Lei n.º 13.709/2018, LGPD - Lei de Proteção de Dados, para a realização de atos, procedimentos e eventos acadêmicos ao objeto do presente Edital.

Critérios de Avaliação – Redação

1 - ASPECTOS FORMAIS – adequação no uso de recursos linguísticos (30% da nota)

  1. Pontuação
  2. Concordância verbal e nominal
  3. Estrutura do período
  4. Acentuação e crase
  5. Regência
  6. Colocação pronominal

30% da nota – coeficiente de redução de nota neste quesito

0,5: até 4 inadequações

1,0: até 9  inadequações

1,5: até 13  inadequações

2,0: até 15  inadequações

2,5: até 18  inadequações

3,0: mais de 18 inadequações

 

2- ASPECTOS ESTRUTURAIS DO GÊNERO ARGUMENTATIVO

I-Macroestrutura do texto – 30 % da nota

  1. Estruturação em parágrafos (introdução deve deixar clara a abordagem do tema e o desenvolvimento espelhar o caminho proposto na introdução) - 30% da nota

 

II- Estrutura interna – 40% da nota

  • Na introdução
  1. a) Definição do tópico (parágrafo/discursivo)
  2. b) Delimitação do assunto/tema
  3. c) Apresentação do(s) objetivo(s) que devem orientar a produção escrita
  • No desenvolvimento
  1. a) Progressão de ideias – coesão e coerência
  2. b) Construção de argumentos alinhados ao tema gerador
  3. c) Adequação de linguagem e escolhas vocabulares; domínio da modalidade escrita (evitando marcas da oralidade e da informalidade)
  • Na conclusão – retomada da temática, com fechamento conclusivo, avaliativo ou problematizador.

 

 

Classificação

A classificação para o preenchimento das vagas é feita pela ordem decrescente da nota da Redação, numa escala de zero a dez, alcançada pelos candidatos até preencher o número de vagas estipulado, atendida a ordem de opção do candidato.

Para fins de desempate, no preenchimento das últimas vagas de qualquer curso, tem prioridade o candidato:
I que realizou a prova do vestibular da UNISC;
II – com maior idade.

Para o candidato que optar pelo aproveitamento da nota da Redação do ENEM ou de edições anteriores do Vestibular da UNISC, a nota final equivale a 100% desse resultado, sendo dispensado de realizar a prova do processo seletivo da UNISC.


Resultado

A lista dos classificados é disponibilizada, no site www.unisc.br e para os meios de comunicação, em até dois dias úteis após a realização do processo seletivo.

A segunda e terceira chamadas são divulgadas no site www.unisc.br, e, a partir da quarta chamada, os selecionados podem consultar no site www.unisc.br, além de serem contatados, por telefone, pela Secretaria-Geral Acadêmica para agendamento da matrícula, significando o não comparecimento a desistência da vaga.

O Boletim de Desempenho dos candidatos é disponibilizado no site www.unisc.br, no mesmo dia e horário da divulgação da lista dos classificados.



Matrícula

O candidato classificado deve acessar o link da matrícula que é enviado para o e-mail informado no ato da inscrição, no prazo estipulado nas orientações de matrícula, que são divulgadas junto com a publicação do resultado, ou pode vir, presencialmente no campus, mediante agendamento.

O candidato classificado que não efetivar a matrícula no período estipulado perde sua vaga em favor do seguinte classificado.

Os documentos necessários são divulgados no site www.unisc.br, juntamente com a lista dos classificados.

O pagamento da parcela da matrícula é condição para confirmá-la.